sábado, 11 de outubro de 2014

- «REIKI – UMA PRÁTICA DE SAÚDE E FILOSOFIA DE VIDA»



«Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade»
(Mikao Usui)

Nos últimos anos temos assistido ao aumento progressivo da prática do Reiki em Portugal e no mundo.

Por toda a parte se divulgam cursos, palestras ou seminários e aqui e ali, ouvimos muitas vezes, pessoas entusiasmadas partilhar os seus testemunhos de como recuperaram das suas doenças.

Os seres humanos prestando o seu valioso e convicto testemunho acerca das suas vivências com o Reiki, são a razão do sucesso e do crescimento desta prática energética de saúde.

A técnica terapêutica Reiki existe em vários hospitais por todo o mundo, incluindo em Portugal, tendo sido reconhecida nomeadamente por diminuir o tempo de internamento, o uso de analgésicos, as complicações infeciosas e pós-operatórias dos pacientes, na ajuda de transplantes e doenças como depressões, cancro e outras.

Devo esclarecer, desde já, que não pretendo convencê-lo dos benefícios dos efeitos do Reiki na saúde e na sua prevenção, mas apenas e tão só, levar ao seu conhecimento que esta prática terapêutica existe e pode ajudá-lo, se se permitir ser ajudado.

Porque como dizia Séneca: “É parte da cura, o desejo de ser curado.”

Pessoalmente, não estaria a escrever sobre Reiki se não tivesse, eu própria, recuperado de um problema de saúde que em termos de prognóstico clínico, seria irreversível.

Explicar o que é o Reiki e compreendê-lo não é fácil…
Mas, é fácil percecionar e sentir os seus efeitos. Por isso sugiro-lhe que experiencie uma sessão de Reiki, com alguém que saiba está, efetivamente, habilitado a fazê-lo.

O Mestre Mikao Usui (1865-1926) que redescobriu e estruturou o Reiki como sistema de cura, afirmava o seguinte:
«O Reiki, caminho tão difícil de compreender é, porém, tão simples de sentir como o fluxo natural do céu.”

Deixar-lhe-ei, pois, por ora, breves notas sobre o que é o Reiki, indicando-lhe no final do artigo o meu endereço eletrónico, para que possamos, se o entender por bem, conversar acerca deste tema:

1. O que é o Reiki?

O Reiki é uma terapia energética de saúde, que funciona através da imposição das mãos, um sistema de auto sanação e de reequilíbrio bioenergético.
De uma forma simples, o Reiki induz ao relaxamento do corpo, mente e espírito, criando as condições para que, de forma natural e não invasiva, o próprio corpo se robusteça (resgatando as capacidades biológicas de auto cura) e possa prevenir a saúde e reagir à doença e suas manifestações.

O Reiki é um método de tratamento holístico (“holos” vem do grego e significa “todo”) que olha e trata o Homem como um todo, isto é, um ser inteiro com corpo, mente e emoções.

Hipócrates considerado o “Pai da Medicina” (460 a.C) proferiu uma frase que nos deve fazer refletir:
«Não existem doenças, existem homens doentes.»

As ciências médicas modernas estimam que entre 80 a 90% de todas as doenças são causadas por «stress».
E sob «stress» as atividades hormonais tornam-se aceleradas, desequilibrando todo o sistema endócrino.
Através do Reiki, convido-o a “olhar” a doença e a olhar, para si próprio(a), com “outros olhos”.

Pois, é importante que tenhamos consciência que as nossas emoções, perceções, atitudes e pensamentos afetam, profundamente, o corpo, por vezes até, drasticamente. Isto é, o corpo transforma em sintomas físicos tudo aquilo que não conseguimos expressar, sem que nos consigamos aperceber a nível consciente das verdadeiras origens das doenças.

O Reiki atua nas “causas” que estão na origem do problema, vai para além dos sintomas da doença. Com o Reiki, não é a doença ou a enfermidade que se cura, “é a própria pessoa”…

2. Em que situações pode ser utilizado?

O Reiki trata problemas de saúde física, mental e emocional e deve ser utilizado como método preventivo para assegurar a saúde e bem estar.

O Reiki não se substitui à medicina convencional, isto é: quem estiver medicamentado e a ser seguido por um médico deve, obviamente, continuar o tratamento prescrito. O Reiki, complementarmente, ajuda na eficácia de qualquer tratamento.

No Reiki não se prescrevem, nem utilizam medicamentos, nem aparelhos médicos.
Um tratamento de Reiki não inclui a utilização de quaisquer outras terapêuticas ou modalidades (como massagens, reflexologia, ou acupuntura, entre outras).
Se, eventualmente, padece de uma doença crónica e incapacitante o Reiki pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

3. O que é que o Reiki me pode oferecer?

Entre, muitos, outros benefícios: equilíbrio aos níveis físico, mental e emocional, maior clareza mental, redução do «stress»; aceleração de todos os processos biológicos de cura e expansão da consciência.

O Reiki ajuda no tratamento de problemas de saúde, tais como, por exemplo: asma, cancro, depressão, diabetes, doenças cardíacas, dermatológicas, esclerose, arteriosclerose, falta de memória, insónias, fibromialgia e problemas de coluna.

O Reiki pode fazer parte de todos os estilos de vida e ajuda-o em qualquer fase da sua vida.

4. É preciso acreditar no Reiki para obter efeitos na recuperação da saúde?

Não. Os efeitos fazem-se sentir, ainda que, quem recebe Reiki esteja desfalecido, em coma, ou até mesmo quando não saiba, ou nunca tenha ouvido falar de Reiki.
A maioria das pessoas começa a ter confiança nos efeitos deste tratamento após a primeira sessão.

5. Qual é a duração de um tratamento?

Em geral, uma sessão tem a duração de uma hora.

6. O que se sente durante ou após uma terapia?

Não há um padrão. Cada pessoa é única. Mas, em regra o Reiki proporciona um grande relaxamento, tranquilidade, serenidade, harmonia e bem estar.

Após um tratamento as pessoas sentem-se em termos físicos e mentais mais robustecidas e com mais energia para levar avante, com maior rendimento, todos os seus afazeres e práticas diárias.

7. Quem pode aprender e usar técnicas de Reiki?

É muito simples aprender a técnica do Reiki. Não há exigências de idade, nem de escolaridade.

Qualquer pessoa no pleno uso das suas capacidades físicas e mentais, pode tratar de si mesmo e das outras pessoas. A iniciação em Reiki é um caminho de “descobertas” e de mudança de vida pessoal, em direção a uma vida harmoniosa e saudável, que acontece a partir de uma vontade interior, mas que se expressa quando tocamos os outros ou somos tocados pelos outros.

8. Os cinco princípios do Reiki como filosofia de vida:

O Reiki propõe aos seus praticantes uma filosofia de vida diária e efetiva que se expressa nos seus princípios:

«Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.»

Email: orgone246@gmail.com


Por: Maria João Vitorino


Artigo publicado em 09.10.2014 na Revista O PRATICANTE em:

http://www.opraticante.pt/reiki-uma-pratica-de-saude-e-filosofia-de-vida/

Seguidores