domingo, 5 de agosto de 2012

- OS CINCO “PRINCÍPIOS” (INÍCIO/COMEÇO) DO REIKI - O CAMINHO PARA O AUTO-EQUILÍBRIO E AUTODESENVOLVIMENTO HUMANOS


"Quando resolver escalar o pico que o conduz aos céus, descobrirá depois uma outra passagem que o levará ao verdadeiro cume." (Imperador Meiji)


O Reiki é comummentemente conhecido como uma prática terapêutica de saúde em que se visa restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e restaurar o estado de equilíbrio natural físico, mental, emocional ou espiritual.


Mas, o Reiki não se resume a um conjunto de técnicas ou gestos repetitivos ou rituais passíveis de ser apreendidos num curso de formação de 1.º Nível (Shoden).

É fundamental interiorizar que o Reiki é, primordialmente, uma filosofia (no sentido de sabedoria) refletida pelos seus cinco princípios (o Gokai), que em si mesmos, representam os sustentáculos do almejado autoequilíbrio, autodesenvolvimento e autopercepção:



- Só, por hoje, não se preocupe.
- Só, por hoje, não se ZANGUE.
- Só, por hoje, HONRA OS TEUS PAIS,  PROFESSORES  E AMIGOS.
- Só,  por hoje,TRABALHA honestamente.
- Só, por hoje, SEJA GENTIL PARA com todos os seres vivos.


Mikao Usui selecionou estes princípios que ajudam a promover a cura física e a saúde mental, porquanto, percebeu que não era suficiente tratar apenas o corpo, era necessário cuidar, também, da mente e das emoções humanas.

O Sensei Mikao Usui ensinou, assim, os cinco Princípios (Gokai) que se praticados repetida e regularmente, promovem o autoequilíbrio físico e emocional.

Mikao Usui ensinou os seus alunos a recitá-los durante a meditação gassho, duas vezes ao dia, para atingir este fim.

Quando recitados em japonês, dizem, estes princípios constituem um kotodama (Koto: palavra e Dama: Espirito) que promove a saúde mental e em consequência, a saúde física.

Na verdade, os 5 princípios do Reiki, devem ser repetidos pela manhã e noite, por possuírem energias curativas.

Aquele que obteve formação em Reiki só perceberá, verdadeiramente, a essência do Reiki quando começar, gradual e paulatinamente, a pautar a sua própria vida por estes mesmos princípios, promovendo a sua própria cura física e mental.

E nem sempre é fácil…

Se obteve formação em Reiki, não se esqueça de começar por si próprio, fazendo um autotratamento diário e pautando (ou, pelo menos, tentando fazer um esforço nesse sentido…) a sua vida diária pelos referidos princípios do Reiki.


 Não se deve fazer passar o cuidado dos outros na frente do cuidado de si; o cuidado de si vem eticamente em primeiro lugar, na medida em que a relação consigo mesmo é ontologicamente primária.” (FOUCAULT, 2006)

 

E, não se esqueça: apenas, hoje, não se preocupe, não se zangue…

 

De facto, todos nós humanos, sem exceção, temos dentro de nós temores, fragilidades, de graus e natureza variáveis que requerem a nossa especial atenção, o nosso cuidado, por forma a prevenir a manifestação de eventuais doenças.


E, antes de podermos tratar os outros, devemos cuidar de nós próprios.

Vivemos em sociedade, de forma algo “condicionada”, respeitando normas e proibições de conduta que nos impelem, muitas vezes a reprimir as nossas mais genuínas emoções:
- Condicionados a não chorar…
- Condicionados a não dizer aos outros o que sentimos…

E, maltratamos por respeito a convenções e regras sociais, o nosso próprio organismo…guardando o nosso sofrimento, as nossas lágrimas, para a intimidade do nosso espaço, onde nos permitimos, ser aí, quem, afinal, verdadeiramente, somos…

A repressão das nossas emoções é - dizem os médicos - extraordinariamente maléfica para o nosso organismo e deve, a todo o custo, ser evitada, pois é a génese das doenças orgânicas…

Maudsley, na sua obra The physiology of mind (1876), há mais de 100 anos, escrevia: “Se a emoção não se libertar... fixar-se-á nos órgãos e perturbará o seu funcionamento. A tristeza que se pode exprimir através de gemidos e do choro será rapidamente esquecida, enquanto o desgosto mudo, que corrói sem cessar o coração, acabará por destroçá-lo.”

Atente-se que já na antiguidade se tinha em conta os fatores psicológicos na sua relação com as doenças.

Platão (428-347 a.C.) escrevia: “O erro presentemente disseminado entre os homens é o de pretenderem empreender separadamente a cura do corpo e a do espírito.”

O homem só adoece na totalidade. Mesmo se a doença for localizada, o ser humano expressa: eu estou doente.” (Renato del Sant – médico psiquiatra)

O Reiki, como técnica de saúde e como filosofia de vida é, sem dúvida, um dos caminhos para atingir a paz, o autoequilíbrio, o autodesenvolvimento e a autopercepção humanos.

Não se esqueça:

 "A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta." (Buda)


"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração." (Dalai Lama)


Venda do Pinheiro, 5 de agosto de 2012

Sintam-se afetuosamente abraçados.
Maria João Vitorino


Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        

Seguidores