sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

- Após a conclusão de um qualquer nível de Reiki, o seu Professor-Mestre entregar-lhe-á um documento que comprova esse facto: um “certificado” ou um “diploma”.



Completou a sua iniciação em Reiki!
Muitos Parabéns! J
Este facto, é atestado com a entrega ao aluno de um “documento” emitido, datado, assinado e carimbado pelo Prof. Mestre de Reiki.
O artigo 362.º do Código Civil (Português), define “documento” da seguinte forma: «…diz-se documento qualquer objecto elaborado pelo homem com o fim de reproduzir ou representar uma pessoa, coisa ou facto. ».
Ora, um documento não é um facto (acontecimento da vida real), mas é um meio de prova de um facto (entre outros meios legalmente admissíveis).
Após a conclusão de um qualquer nível de Reiki, o seu Professor-Mestre entregar-lhe-á, pois, um documento que comprova esse facto: um “certificado” ou um “diploma”.
Ao referido documento uns Mestres chamam-lhe  certificado”, outros, por sua vez, chamam-lhe “diploma”, outros, ainda, limitam-se a enunciar no referido documento o facto certificado, sem lhe dar qualquer “título”.
Um “certificado”, pode limitar-se a reconhecer e a declarar a existência de um facto ou de certo direito; um “diploma” confere ou demonstra, normalmente, a aquisição de uma determinada competência (aptidão, habilitação, capacidade).

Importante é que o documento emitido pelo Prof. Mestre de Reiki indique, nomeadamente:

- Qual o facto certificado (o nível de Reiki que concluiu);
- A data e local da emissão;
- Os elementos de identificação do interessado e até a forma como foi feita a identificação;
- A identificação da entidade emitente (o Prof.-Mestre);
- Carimbo (se o houver) da entidade emitente.

É extraordinariamente importante que os alunos se sintam à vontade com o Mestre que “elegeram” e que este, por sua vez, se manifeste – após o curso - disponível para esclarecer eventuais dúvidas suscitadas por aqueles.
Porquanto, a insegurança, ou a falta de resposta esclarecida a eventuais dúvidas, faz, muitas vezes com que o “Reikiano” abandone a prática do Reiki…
De facto, os alunos durante a formação aprendem a parte teórica e prática, mas não têm, normalmente, a possibilidade de serem acompanhados pelo seu professor nos meses subsequentes ao do Curso.
Outros “reikianos” recém-formados, seja por timidez, ou por receio de demonstrar a sua insegurança, embora tenham os contactos dos seus professores Mestres de Reiki, inibem-se de os contactar. O que é pena…

Se completou a sua formação em Reiki, acredite que lhe foram transmitidos todos os ensinamentos necessários para poder avançar… e recebeu, também, as activações necessárias para se tornar um excelente canal de Reiki (se assim, o quiser).

Confie, pois, não dê espaço à insegurança… respeite o bem estar e a vontade do paciente e lembre-se que o Reiki é Reiki, nada mais…e portanto, você não pode nunca “falhar”…

Hands ON, Reiki ON!

Os ensinamentos e as activações recebidos na formação de Reiki ajudá-lo-ão, também, a conhecer-se a si mesmo e auxiliá-lo-ão, decerto, a enfrentar, mais robustecido, qualquer dificuldade ou contrariedade.

A felicidade, creia-me, só existe dentro de si próprio…

Sintam-se abraçados!

3 de Fevereiro de 2012

Maria João Vitorino

Seguidores