domingo, 29 de janeiro de 2012

- Afinal, o que é um “reikiano”?

Reikiano é uma pessoa que, depois de iniciada em Reiki por um Mestre habilitado, fica, por sua vez, habilitado a aplicar Reiki em todo e qualquer ser vivo.



Reiki nada mais é do que a canalização de energia universal através da imposição das mãos do Reikiano, isto é, um sistema de energia utilizado para a harmonização psíquica e cura física.



O Reiki promove o bem-estar, acalma e alivia a dor, acelera a cura física e após a iniciação não pode ser retirado ao Reikiano.

Não se consegue “desfazer” a iniciação.



No 1.º Nível de Reiki um Reikiano aprende as posições de reiki para auto-tratamento e tratamento aos outros, que vai poder utilizar, desde então e pelo resto da sua vida.



Apenas o tempo de aplicação de Reiki em cada posição do corpo depende do nível de habilitação que o reikiano detém.



Efectivamente, com o 2.º nível e o acesso a símbolos de Reiki amplia-se bastante o potencial da energia, multiplicando-a e expandindo-a.



Uma vez iniciado no Reiki, um reikiano torna-se um canal de Reiki. Pelo que, é preciso que se esclareça que quem cura não é o reikiano.



Um reikiano, após a iniciação, será reikiano para sempre. Ou seja, sempre que puser as mãos sobre o seu corpo, ou sobre o corpo de alguém, o Reiki estará ali, sendo captado e transmitido para o receptor.



O Reiki atuará sempre em si e através de si, mesmo que você o tente evitar.



Se um reikiano deixar de praticar ou de aplicar o REIKI em outras pessoas, ainda assim, continuará a ser um canal de reiki e a “captar” a energia REIKI.



Todavia, tal como um músculo, que quanto mais exercitado for, mais forte se tornará, também, o reikiano se tornará um “melhor canal” de Reiki se aplicar diária e/ou regularmente o Reiki.



Ainda que o reikiano esteja doente ou se sinta de alguma forma fragilizado física ou mentalmente, continua habilitado e apto para ser um canal de reiki e para passar a energia “Rei” para outras pessoas. Todavia, recomenda-se que não transmita Reiki aos outros quando estiver zangado, cansado, com medos ou quando a pessoa a tratar lhe for antipática…



A energia “Rei” não se desgasta, não se suspende, não é finita.



A Energia “Rei” não depende dos “rituais” utilizados pelo reikiano, nem depende da sua vontade (pois, ninguém consegue desligar esta energia…);



A Energia “Rei”, e o seu fluxo ou intensidade não depende das técnicas utilizadas, ainda que sejam propostas pelo melhor ou mais conhecido dos Professores-Mestres de Reiki.



A Energia “Rei”, é uma energia do universo, inteligente e não é, nem se confunde com a energia “ki” de quem a aplica.



As mudanças de nível no Reiki devem ser graduais, feitas paulatinamente, para que se dê a mudança interior conjunta e perfeitamente em harmonia com a evolução do REIKI que se canaliza.



Mas, porquê a iniciação em Reiki?

Cada pessoa saberá qual é o seu motivo…mas creio que a maior parte das pessoas procura a iniciação em Reiki porque está doente, deprimido ou de algum modo fragilizado e deseja atingir o bem estar ou ainda, quiçá, porque alguém lhes recomenda a prática do Reiki contando o seu próprio caso pessoal.

Outras pessoas, pretendem complementar a sua actividade profissional com o Reiki.



Cada um de nós tem o seu motivo para fazer a iniciação em Reiki. Mas, creio que se, por um mero acaso, é daquelas pessoas que possui, em casa, ou transporta consigo medicamentos para estados de ansiedade, agitação, stress, insónia, TPM, epilepsia, irritabilidade, síndrome de Pânico ou depressão, cansaço e falta de energia durante o dia, deficit de memória recente e concentração, etc., valeria a pena informar-se sobre o que é o Reiki e eventualmente, optar, ou não, pela iniciação.



A opção é sua…



Pessoalmente, acredito que todos deveriam fazer a iniciação, pelo menos no nível I, porque isso iria ajudá-lo a descobrir o caminho para um enorme e indescritível bem estar e contribuiria para, decerto, criar um mundo melhor e mais saudável.



Após cada nível, devemos tentar sentir a energia Reiki que perpassa por nós, reequilibrando o nosso “ki”, devemos “acostumar-nos” e estar atentos à sua passagem, percebendo, em cada estágio, o que muda dentro de cada um de nós. O processo de desenvolvimento do seu amigo ou amiga, não será, certamente, igual ao seu…



Por vezes, perguntam-me qual o tempo que “deve” existir entre cada um dos níveis de Reiki…e sempre respondo: - Eu, não o sei, mas você saberá e sentirá esse apelo…



«Se queremos o desenvolvimento espiritual, a prática da paciência é essencial.»

Dalai Lama



Sintam-se abraçados!

Mafra, 29 de Janeiro de 2012

Maria João Vitorino

Seguidores