terça-feira, 3 de janeiro de 2012

- Sessão de Reiki – As reações dos pacientes e das crianças :)



Quem tem formação em Reiki e já teve o privilégio de “tocar” nos outros, sabe que não existe um “padrão” de reação por parte de cada um dos seus pacientes.

Em boa verdade, as reações variam de pessoa para pessoa, assim, como podem variar de sessão, para sessão e de canal, para canal (transmissor) de Reiki.

Todavia, geralmente, a maior parte das pessoas relaxa o suficiente para cair no sono, até porque, todo o ambiente criado numa sessão de reiki, com música suave e tranquila, a luz ténue das velas, ou o agradável cheiro do incenso, ou das essências florais ou de frutos, a isso propicia.

Naquele momento e local, naquela sala de tratamentos, toda a atenção é focalizada para o bem estar e tranquilidade do paciente.

De facto, existem, muitos e variados tipos de reações durante um tratamento de Reiki, até porque cada ser humano é singular e único.

Aliás, durante um tratamento de Reiki pode acontecer que a pessoa não sinta absolutamente nada (acontece, designadamente com pessoas que padeçam de esclerose múltipla), mas também pode suceder, ao invés, que uma pessoa sinta sensações de calor, frio, estremecimentos, entre outras sensações.

Pessoalmente, já assisti a diferentes tipos de reações, há pessoas inquietas e que têm dificuldade em relaxar; há os que dormem; os que ressonam; os que não dormem mas entram num estado de relaxamento profundo; os que choram; os que riem às gargalhadas, etc.

Relembro, por ora, uma sessão  de Reiki em que no início da sessão (quando, ainda, posicionava as minhas mãos nos chacras superiores) o paciente desatou a rir às gargalhadas, e fazia-o, mesmo, incontrolavelmente… (não conseguia parar de rir e, repetidamente, sempre que recuperava o “fôlego” pedia desculpas). Todavia, quando coloquei as minhas mãos no seu chacra cardíaco, esse mesmo jovem chorou convulsivamente…libertando uma amálgama, um oceano de emoções teimosamente contidas…

Tal sucede porque o Reiki, nos seus efeitos, atua para além do nível físico, nomeadamente, ao nível emocional e mental, ajudando, pois, a libertar tensões e emoções.

Destarte, conheço casos de pessoas em que os efeitos de uma sessão de Reiki começaram a sentir-se algumas horas após a sessão, designadamente, com reacções a nível fisiológico – necessidade anormal de dormir, uma recorrente  vontade de urinar, uma maior actividade das glândulas sudoríparas, aerofagia, entre outros efeitos.

Por outro lado, todos os Reikianos já ouviram falar das chamadas “crises de cura”, que podem, ou não, acontecer após uma sessão de Reiki.

Numa situação de “crise de cura”, uma pessoa pode vir a sentir-se, temporariamente, pior ou ver agravados algum dos seus sintomas de doença ou de manifestação de dor. Todavia, esta fase, dura escassas horas, e apenas pelo período de tempo necessário ao reequilíbrio energético de cada um.

Certo é, que volvido esse curto período de tempo a pessoa sentir-se-á, indubitavelmente, melhor.


O REIKI actua no corpo do paciente de acordo com as suas necessidades específicas e ao fluir através das zonas afectadas, remove os bloqueios e restabelece o fluxo normal da energia vital, curando os órgãos danificados.

Desse modo, o REIKI limpa, reforça e restabelece os circuitos normais da energia, equilibrando e vitalizando o paciente, permitindo que a energia vital circule de novo e desempenhe o seu papel de protecção e nutrição do organismo.


E que dizer do Reiki aplicado a uma criança…é simplesmente sublime e maravilhoso…mas tão maravilhoso! J J

Ao primeiro contacto com os seus chacras superiores, a sua respiração torna-se mais e mais cadenciada e harmoniosa…e o seu semblante, angelical, expressa um maravilhoso sentimento de serenidade e plenitude

Lembro-me da primeira vez que fiz Reiki à minha pequena filha que, entregue aos cuidados da Mãe e sem que estabelecesse quaisquer reservas mentais, doce e prontamente, adormeceu …  

No final da sessão, descerrou os seus olhitos e com a expressão mais terna do Mundo, lançou os seus braços ao meu pescoço, abraçou-me e disse-me embevecida: «- Amo-te tanto Mãe! Amo-te tanto!Sinto-me tão bem

As crianças não estabelecem reservas mentais e na ausência de ideias pré-concebidas acerca do Reiki, é maravilhoso vê-las beneficiar dessa luz e energia…que atua na sua expressão mais plena

“Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças,”
 (Fernando Pessoa)


Sintam-se, abraçados!

Maria João Vitorino
3 de janeiro de 2012



Seguidores