segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

- REIKI E ESPIRITISMO


«O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações.
Pode-se defini-lo assim:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.»Allan Kardec


Encontramos, por vezes, referências feitas ao “Reiki e Espiritismo” ou ao “Espiritismo e Reiki” e constatamos que há quem defenda que o Espiritismo e Reiki podem pacificamente “coexistir”, enquanto outros, ao invés, perfilham o entendimento de que quem pratica espiritismo não pode ser praticante de Reiki (e/ou vice-versa).

E dei, por mim, a questionar qual será o fundamento de tais afirmações…sendo que, pessoalmente e durante toda a minha formação em Reiki (Usui Shiki Ryoho e Karuna Ki), nenhum dos meus Professores-Mestres fez qualquer referência, ou reparo, nem mesmo qualquer alusão, a uma pretensa associação ou incompatibilidade entre o Reiki e o Espiritismo.

Sendo que, embora tenha um imenso respeito pela Doutrina Espírita e por Allan Kardec que a codificou, sendo autor de várias obras sobre o tema: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo O Espiritismo, O Céu e o Inferno e  A Génese, certo é que – e confesso a minha ignorância  – conheço muito pouco os seus princípios...

Sabendo, como sei, que o Reiki não é nenhuma doutrina, nem professa nenhuma religião, perguntei-me, o que se entende, afinal, por “Espiritismo”?

Procurei uma definição no “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, da Federação Espírita Brasileira e encontrei a pág.s 15 a seguinte afirmação:

"Para se designarem coisas novas são precisos termos novos...(…) Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida...(…)  ...o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo...".
(…)
«Diremos, pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível. »


Ora, feito o cotejo desta definição com a “definição” do que é o Reiki, há-de concluir-se, como concluo, que o Reiki não tem, por princípio, as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível.


Reiki é, tão só, uma terapia oriental (japonesa), de saúde, que é aplicada através da imposição das mãos e que “grosso modo” pode definir-se como “Energia Vital Universal”.


A definição de Reiki dada pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é a seguinte:
«REIKI |râiqui|
(palavra japonesa, pelo inglês)
s. m.
s. m.
Terapia de origem japonesa, realizada por imposição das mãos, baseada numa teoria de canalização e equilíbrio energéticos.»


Ou, ainda, de acordo com a definição da Wikipédia (a enciclopédia livre):

 «Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde

Pessoalmente e perante as definições encontradas, afigura-se-me, que Espiritismo e Reiki são, em boa verdade, realidades distintas.
                                                                               

No plano fáctico, quem perfilha a Doutrina Espírita, ou necessita de auxílio espiritual, encaminhar-se-á para um Centro Espírita, onde poderá colocar os seus problemas, solicitar auxílio de ordem espiritual, ou simplesmente conversar, trocar ideias ou esclarecer dúvidas sobre o Espiritismo.


Por outro lado, quem procura um tratamento de Reiki, fá-lo, certamente, por questões de saúde física, mental ou emocional, procurando obter, através do seu reequilíbrio energético, bem estar e relaxamento profundo.

Não existindo, no plano dos princípios, e salvo melhor opinião, relação entre os princípios ou filosofia do Reiki e os princípios da Doutrina Espírita (desta última, nomeadamente, a crença em Deus, a imortalidade da alma e a comunicabilidade dos Espíritos, a reencarnação, a pluralidade dos Mundos Habitados).

Contudo, situações existem, em que praticantes de Reiki que não são Espíritas, nem perfilham a Doutrina Espírita, acedem, mentalmente, durante um tratamento de Reiki, a informação intuitiva ou psíquica relacionada com seres do “mundo invisível”.  Pergunto-me, ainda, assim, se perante a definição de Espiritismo supra referida, se poderá falar, nesses casos em “Espiritismo”…?
Pessoalmente, creio que não.

Todavia, bem gostaria de lançar aqui o “repto” e de ouvir as vossas opiniões – sempre bem vindas – sobre este tema, que reputo de interesse. Para tanto, gostaria que expressassem as vossas opiniões e, partilhassem eventuais casos pessoais, através do email referenciado na página do blog.

Destarte, não vislumbro a razão, pela qual, alguém tenha de fazer uma opção entre o Espiritismo e o Reiki, dado que, ambos constituem realidades distintas.

Saliento que quer o Reiki, quer o Espiritismo, existem “per sie merecem o maior respeito por parte de todos nós.

Sintam-se abraçados!

Maria João Vitorino
16 jan 2012




8 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou espiritista irma,bj de Luz

Anónimo disse...

A coincidência seria pelo trabalho de passe que são parecidos e prega a mesma coisa, no livro de Andre luis explica o passe com a ajuda dos espíritos mas como iniciante de Reiki e espirita ( mesmo por que tenho ligação com o plano espiritual)não entendo pq de tanto alurdio se ambos tem o mesmo trajeto ou não, e doação de amor e o que importa.
Bjos Yara

Vitorino Maria João disse...

Agradeço os vossos comentários, sempre bem vindos Amigos. Sintam-se abraçados!

Maria de Fatima disse...

Sou espírita e reikiana nível 2 USUI. Vou iniciar aplicações de Reiki em uma instituição que atende doentes de câncer. Entendo que o Reiki tem amparo da espiritualidade e que o trabalho não deixa de ser espiritual de uma certa forma embora os Reikianos, não espíritas, insistam em dizer que a energia manipulado no Reiki é diferente do trabalho espiritual, ligado ao espiritismo. Tudo em a natureza é energia, a energia utilizada no reiki é a energia universal que permeia tudo no universo e a energia individual do aplicador, ora, me parece óbvio que o reikiano é apenas um canal por onde fluirá a energia do reiki, nada diferente do aplicador(médium)no passe. É apenas minha opinião, razão pela qual acredito que o Reiki não deve ser cobrado e sim aplicado de forma caritativa. Acho que ambas as terapias convivem amigavelmente, até porque o Reiki é aplicado livremente, pois teoricamente está desvinculada de qualquer crença religiosa e o passe diferentemente está ligado as crenças espiritualistas e aplicadas em lugares apropriados para tal, ou seja os templos religiosos. Acho importante que terapias como passes e reiki possam conviver livremente pois tem como objetivo principal ajudar o ser humano nas suas dificuldades.

Anónimo disse...

Olá... sou espirita e reikiana nível II. Mas antes de ser espirita já era reikiana. Bem há pouco tempo mandaram-me optar por um dos caminhos... ou ser reikiana ou espirita. Algo que considero impensável dado que se ambos são caridade, se em ambos servimos de canal (tb dou passes), então como poderia o reiki fazer mal? Sou médium ativa e amo ajudar. Não quero optar. Porque tanto de um lado como do outro a ajuda é dada de forma gratuita. Estou a fazer algo de errado? A justificação que me dão, é que são os espíritos inferiores que me fazem sentir bem com o reiki. Até me deram o exemplo do livro "Aconteceu na casa Espirita". O que para mim é um completo erro... Como posso explicar ao grupo ou pelo menos pedir lhes que me respeitem e que me deixem continuar no centro? Obrigado por me ouvirem. Se alguém souber como ajudar agradeço.

jose ribeiro disse...

Não se o ovo é mais importante que a galinha, ou se esta mais importante que aquele! a verdade é que sem galinha não há ovo e para haver ovo...tem de haver galinha.Portanto quer o Rei ki, quer o passe Espiritual são ambos a mesma coisa. Não me digam o contrário, pois o amor de Deus lá está em ambas situações!

Dra. Kátia Cunha disse...

Todos os meses faço uma sessão de Reiki... física e emocionalmente sentia-me muito mal e já não sabia o que fazer! É importante que quem faça Reiki seja especializado e um bom canal, o que em certos meios nem sempre acontece!
A pessoa que encontrei para me fazer Reiki tem medionidade, o que também me tem ajudado e muito ao nível espiritual. Mas sou da opinião do que foi escrito neste blog, são coisas distintas, mas que se podem cruzar...e os resultados são fantásticos!

Vitorino Maria João disse...

Muito grata Dr.a Kátia Cunha, pela expressão da sua opinião, neste blog.

Qualquer pessoa pode aprender a fazer Reiki.

As mãos, estão aí, no fim dos nossos braços.

E as técnicas do reiki são tão simples que até uma criança as apreende rapidamente.

As crianças, são dos melhores "reikianos" que conheço...

Reiki, requer simplicidade, humildade, gratidão e coração predisposto.

Mais importante do que as técnicas é a predisposição e a vontade de nos disponibilizarmos, de coração, para ajudar quem precisa e quer, efetivamente, ser ajudado, comprometendo-se, este, também, nesse processo de cura que é seu.

Sim, uma sessão de Reiki ajuda muito física, mental, emocional e até espiritualmente (do ponto de vista do auto conhecimento).

Bem Haja, pois, pelas suas palavras.



Seguidores