sábado, 3 de dezembro de 2011

- A CIÊNCIA E O CAMPO ENERGÉTICO HUMANO

Um resumo de uma entrevista entre William L. Rand e James L. Oschmann, Ph.D em ‘Reiki News’ Inverno 2002.
James Oschmann é uma autoridade que lidera no campo de compreensão de cura com as mãos. Seu treino como CIENTISTA NAS ÁREAS DE BIOFÍSICA, BIOLOGIA CELULAR E FISIOLOGIA junto com a sua experiência e compreensão da cura holística, põem-no numa posição única para ultrapassar o fosso entre a comunidade científica e a comunidade da cura holistica.
Os seus livros ‘Energy Medicine’ e ‘Energy Medicine in Therapeutics and Human Performançe’ são obras de grande destaque na maneira como transmitem uma base científica para a cura com as mãos. O seu trabalho facilita a compreensão da parte da classe médica para aceitar Reiki, que é muito valioso para quem quer pôr Reiki nos hospitais ou num ambiente científico. A suas ideias fascinantes dão-nos uma nova perspectiva sobre a maneira como Reiki actua.
(…)
A física básica de indução é importante porque pode explicar alguns dos efeitos de Reiki. OS CAMPOS BIO MAGNÉTICOS DAS MÃOS DO CURADOR PODEM INDUZIR CORRENTES NOS TECIDOS DOS PACIENTES QUE ESTÃO PERTO. Como resultado destas descobertas posso sugerir uma definição: ENERGIA DE CURA, SEJA ELA PRODUZIDO POR UMA MAQUINA OU PROJECTADO DO CORPO HUMANO, É ENERGIA DE UMA FREQUÊNCIA OU CONJUNTO DE FREQUÊNCIAS PARTICULARES QUE ESTIMULA A REPARAÇÃO DE UM OU MAIS TECIDOS.
   (…)
  WLR: Reikianos têm a experiência de que são guiados por uma força superior que cria as frequências necessários para a cura e o método. Há algum indício na sua investigação que podia confirmar isso?
JLO: De uma perspectiva científica este ‘inteligência superior’ a que se refere não é mais nada do que a sabedoria inata de que todos dispomos. Quando relaxamos os processos mentais podemos ter acesso a esta informação através do subconsciente. A nossa consciência só regista uma pequeníssima parte da informação que lhe é fornecido, 11 milhões de bits por segundo, o resto vai para o subconsciente. Por isso se confiamos na nossa intuição estaremos mais perto da realidade do que quando confiamos na nossa mente. Uma maneira como isto podia funcionar é, penso eu, por sinais emitidos pelos tecidos danificados que são registados pelas campos energéticos das mãos. Parece que há um sistema de bio-feedback que chamo o sistema operativo do corpo (SOC). Este SOC trabalha silenciosamente no fundo, como num computador e coordena todas as operações deste. Uma das suas actividades é o ajustamento das frequências emitidas apropriados à situação por ter a capacidade de sentir e projectar ao mesmo tempo.
 WLR: Como podia explicar o envio de Reiki a distância?
JLO: Há vários fenómenos físicos que podiam dar uma explicação por exemplo as ‘Ondas Scalar’. Estes influenciam a estrutura do espaço em todo lado ao mesmo tempo. Foram descobertas há 100 anos mas os físicos anularem os seus efeitos por que não foram capazes de contemplar um efeito com estas qualidades. Um cientista de física quântica, Dr. Milo Wolff, descreveu a interdependência de toda a matéria no universo em alguns artigos. (também um conceito budista! N.d.t) Um outro aspecto é o chamado efeito EPR (Einstein, Podolski e Rosen, 1935) que é um efeito quântico que ocorre ao contrário do senso compus. Neste ensaio foram observados 2 fotões de cálcio, um dos quais passou por um filtro que alterou uma qualidade chamado ‘spin’ e logo o outro também mudou. Como esta comunicação tem que ocorrer com uma velocidade superior ao da luz, parece então impossível. Einstein chamou isto ‘spooky action at a distance’ (acção misteriosa à distância). Parece que a separação é uma ilusão, uma vez juntos as partículas ficarão sempre juntos.
  WLR: Uma parte essencial de Reiki é a iniciação ou sintonização em que o aluno de repente adquire a capacidade de canalizar Reiki. Existe uma explicação como isto é possível?
JLO: Só posso sugerir uma hipótese para testar que seria que neste processo são passados um conjunto de frequências do mestre ao aluno pelo campo energético que ficam registados para sempre pelo aluno. Um processo similar ao envolvido na homeopatia em que uma assinatura energética é passado à agua. Alguns cientistas têm desenvolvido hipóteses de trabalho nesta área, mas outros nem por isso. O sistema de agua no corpo humano podia ser uma boa antena para campos ambientais e lembrá-los tal como na homeopatia.
  WLR: Quais são as suas previsões para os futuro da investigação científica na medicina energética?
JLO: A medicina energética está a amadurecer agora como se têm desenvolvido maquinas para medir o campo energético humano. Está a ser feito muita investigação nesta área. Na minha opinião o estudo de holografia quântica, desenvolvido pelo ex-astronauta Edgar Mitchell no seu ‘Instituto de Ciência Noética’ que envolve os chamados ‘Ondas Soliton’ podia levar o estudo da medicina em geral a um nível diferente. Podíamos começar a compreender curas aparentemente milagrosas, temos os meios mas precisamos que a ciência moderna começa a dar ouvidos às pessoas que têm a experiência prática da medicina energética, desenvolvida mesmo antes de haver algo como ciência.
 Tradução: Guido Frans Verrier, Mestre de Reiki, Coimbra.
Website do James L. Oschmann: http://www.energyresearch.bizland .com/
 Reiki News Website:   http://www.reiki.org/reikinews/ScienceMeasures.htm

- O REIKI E A RELIGIÃO


O REIKI não é uma seita e não está ligado a nenhuma religião.

Há quem diga que com o REIKI  se professa o budismo, contudo tal ideia (fantasiosa) tem a ver com o facto de Mikao Usui ter sido budista.

Na realidade, o REIKI é praticado em todo o Mundo por Cristãos, Católicos, Islamitas, Hinduístas, Shintoístas, Budistas e também, por Agnósticos e Ateus.


- FORMAÇÃO EM REIKI

- Não há exigências de idade, nem de escolaridade;
- Existem muitos cursos ou sistemas de REIKI (tradicional, essencial, tibetano, estelar, plus, crístico, etc), nomeadamente no curso de REIKI Usui, os alunos passam por vários níveis (3), até se tornarem mestres (ou 3.º B 4.º grau), porém, a habilidade de praticar REIKI não pode ser ensinada, nem apreendida sozinho, pois deve ser passada por um Mestre alguém que tenha já recebido as iniciações/activações necessárias para poder formar novos REIKIanos.
É, pois, preciso saber qual o curso ou sistema que pretende aprender.
- Estão identificados dezenas de sistema de REIKI, que podem ser encontrados no site da Associação Portuguesa de REIKI, na secção de Projectos de REIKI.
• O aluno deve compreender na totalidade o que o sistema que irá aprender pretende atingir e que tipo de ferramentas estarão ao seu alcance.
• Alguns sistemas têm apenas uma base do REIKI Essencial sendo depois complementados com outros conhecimentos, que resultam num sistema com informação, por vezes, bastante diferente de sistemas mais conhecidos como é o caso do Tradicional e o Essencial
Assim como numa disciplina curricular, também o REIKI pode ser mais ou menos interessante dependendo do Mestre que o ensina.
O REIKI, dependendo do sistema que se escolha, divide-se em três ou quatro níveis. Partimos da base do REIKI Tradicional onde há:
• Nível 1 – Trabalha-se ao nível físico
• Nível 2 – trabalha-se ao nível emocional e mental
• Nível 3A – Nível de Mestre

• Nivel 3B – Nível de professor o Mestre é ensinado a ensinar

Custo da formação
O custo da formação em REIKI é variável, depende de nível para nível e do contexto económico da localidade, ou seja, numa vila do interior é provável que não se encontre o mesmo valor que numa cidade grande. O preço não é um sinónimo de qualidade garantida, pelo que é sempre aconselhável ao aluno pedir uma pequena entrevista para validar se o percurso que irá escolher se enquadra nas suas expectativas.
Por outro lado, também existem Mestres que pedem antecipadamente ao candidato que reúnam consigo a fim de dilucidar qualquer eventual dúvida.

Material Educativo com a formação
Tipicamente o aluno recebe um manual do nível correspondente a que está a aprender.
Eventualmente será dada informação complementar ao aluno, como o estudo do corpo energético do Homem (chakras ou meridianos), técnicas tradicionais, outras técnicas de REIKI, meditação e outro tipo de informação que seja complementar ao estudo do REIKI.



- O REIKI TEM EFEITOS SECUNDÁRIOS?

- O REIKI não tem efeitos secundários ou nocivos.
- Após as primeiras sessões de REIKI, é possível que o paciente sinta algum desconforto. São as reacções de cura que resultam da adaptação do organismo ao novo nível de energia e saúde, e que se podem manifestar nos aspectos físico, mental ou emocional.
- Caso ocorram, estas reacções desaparecem rapidamente. O tratamento deve prosseguir normalmente.
- Por exemplo, doentes de cancro frequentemente sentem um aumento de dor na área do tumor nos primeiros tratamentos.
- Uma pessoa com artrite em determinada articulação, inicialmente pode sentir um aumento da dor.
- O REIKI aumenta a circulação sanguínea da articulação, objecto de má circulação durante alguns anos. O súbito aumento de circulação pode ser um pouco doloroso, mas os resultados finais serão surpreendentes.
- Pessoas com muito stress e bloqueios emocionais podem sentir uma agitação inicial ou vivenciar emoções e padrões de comportamento antigos.
- Mas os sintomas estão a manifestar-se apenas como forma de dissolução dessas energias, que estão a ser purificadas.
- Podem sentir-se algumas sensações nos chacras, ao longo da coluna vertebral, pois o REIKI abre-os, limpa-os e equilibra-os.

- REIKI NA GRAVIDEZ

Aplicação e Benefícios
O REIKI é uma prática segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto.
É importante que a grávida esteja esclarecida sobre o que é o REIKI, se identifique com esta terapia e, em caso positivo, que usufrua de uma sessão de livre e espontânea vontade.
 - No início da gravidez: para ajudar a aliviar o stress e o desconforto que uma grávida pode sentir nesta fase e, simultaneamente, aumentar o fluxo de energia que se transmite entre estes dois seres. É um momento único de comunhão de energia entre mãe e filho.
- Durante a gravidez: o REIKI diminui ansiedades, náuseas e insónias na futura mamã enquanto acalma, relaxa e promove o desenvolvimento em harmonia do bebé.
- No parto: ter recebido REIKI, ajuda a controlar a dor sentida, facilitando o trabalho de parto por uma maior capacidade de relaxamento e controle e emocional.
- No pós-parto: o REIKI auxilia a mãe a sentir-se mais serena e a gerir melhor a montanha de emoções que habitualmente surgem nesta fase.


- O QUE SE SENTE DURANTE OU APÓS UMA TERAPIA?


Não há um padrão sobre o que se sente durante ou após o tratamento com REIKI.
Cada pessoa pode senti-lo (e sente-o) de maneiras diferentes, e o mais provável, é que o sinta de maneiras diferentes ao longo das várias sessões.
Relaxamento - em geral, o REIKI proporciona um grande relaxamento durante a sessão e muitas vezes o paciente adormece.
Emotividade e bem estar- também pode sentir uma paz e amor intensos, ver cores agradáveis ou ficar muito emotivo, vendo surgir velhos sentimentos e padrões.
- seja como for, o REIKI está a actuar e, relativamente aos resultados finais, nenhum modo de o sentir é melhor que outro.
Música e ambiente - normalmente o tratamento é acompanhado de música, para que o ambiente seja mais confortável e relaxante.
Pode falar-se durante o tratamento? O paciente poderá falar, mas se pretender sentir um relaxamento profundo deve evitar fazê-lo.
Final da sessão - depois do tratamento algumas pessoas sentem-se «energizadas» e vitalizadas, outras em paz e relaxadas, e até sonolentas.
Durante o período de tratamento - durante o período de tratamento recomenda-se que o paciente beba muita água para ajudar à eliminação de toxinas do organismo.
- Durante o tratamento de REIKI, o terapeuta não transmite a sua energia pessoal. Em vês disso, capta energia REIKI e transmite-a ao paciente.
O REIKI não exige instalações especiais ou preparo específico, ele pode ser usado em ambientes hospitalares, creches, asilos, ambulatórios, pronto-socorros, unidades de terapia intensiva, salas cirúrgicas e todas as demais dependências para os pacientes internos. Pode ser usado sozinho ou como tratamento auxiliar ou pode ser integrado ao repertório médico do profissional da saúde, e há muitas indicações para seu uso nesses ambientes:
- ajuda a aliviar o stresse, a agitação e dores agudas ou crônicas;
- é útil como auxílio para dormir;
- promove a libertação de emoções como raiva, pesar, ansiedade;
- acalma e relaxa;
- minimiza os efeitos colaterais anestésicos nos pós-operatórios;
- facilita o trabalho de parto e o nascimento;
- reduz o tempo de cicatrização de cortes cirúrgicos.

- COMO ATUA OU COMO SE PROCESSA UM TRATAMENTO DE REIKI?


O REIKI tem uma vertente terapêutica, que inclusive, permite que o terapeuta aplique em si mesmo, sem dificuldade, um auto-tratamento.

Esta prática não impede o surgimento de doenças mas torna o nosso corpo energético mais equilibrado e mais capaz de responder à doença.

A pessoa deve despir-se?

- Durante o tratamento, o paciente deve estar vestido e confortável.
- Não há necessidade de tirar qualquer vestuário, mas deve tirar os sapatos e objectos metálicos.

A pessoa deve estar deitada? Pode ser aplicado a um pessoa deitada de lado ou sentada;

- E se a pessoa estiver acamada ou não puder deslocar-se ao espaço físico onde é praticada a terapia? – o terapeuta pode, se concordar, deslocar-se ao domicílio indicado pelo terapeuta.

- O REIKI pode ser aplicado à distância - o REIKI, pode, ainda, ser aplicado à distância por um terapeuta que esteja habilitado e certificado com o 2.º grau de REIKI. Parece confuso? É muito simples, basta pensar um pouco em tantas situações que ocorrem a todos nós como por exemplo: pegou no telemóvel para ligar a um amigo, e nesse momento ele está a ligar-lhe, ou pensou numa pessoa que já não via há muitos anos e nesse dia vai encontrá-la....

- O REIKI também pode ser enviado à distância, embora sempre que possível o tratamento deva ser feito ao vivo e com contacto directo.

- O terapeuta como “canal” - o terapeuta é o intermediário, uma espécie de “canal” entre a energia e a pessoa que o recebe, não dando a sua própria energia nem sugando a do receptor.

- A disposição e vontade espontânea e livre manifestada pelo receptor de receber REIKI - no entanto o terapeuta não pode obrigar o receptor a receber a energia universal se o mesmo não a quiser.

- A duração de um tratamento - em geral, uma sessão de tratamento de REIKI tem a duração de uma hora e, em geral, aconselha-se que se façam, inicialmente, cerca de 4 a 6 sessões.

- Em situações graves, o tratamento pode continuar de acordo com as necessidades específicas.
- No caso de crianças, pacientes idosos ou em estado grave, o tratamento dura cerca de 20 a 30 minutos no início, podendo ser aumentado gradualmente de acordo com a necessidade.
- Actualmente, muitas pessoas optam por receber REIKI, regularmente, de forma a manterem os benefícios do tratamento e um elevado nível de bem-estar e relaxamento ao longo da sua vida.

- Mas, afinal, como se processa a técnica?

- O paciente fica, normalmente, deitado, enquanto o terapeuta coloca as mãos (sem pressão) em determinadas zonas do seu corpo, transmitindo-lhe energia REIKI. Essas zonas são pré-definidas, mas podem ser alteradas consoante cada caso em particular.

- EXISTE, REGISTADO NO NOSSO SISTEMA FÍSICO, UM COMANDO DE AUTO CURA...

Existe UM COMANDO DE AUTO CURA registado no nosso sistema físico, no nosso corpo, mente e espírito.

O sistema oriental de cura, baseia-se no aumento desta energia curativa inata, chamada de Prana, Chi ou Ki.

Durante muitos anos, acreditámos que a doença vinha de fora e nos atacava: éramos vítimas frágeis, desprotegidas e ademais, impotentes.

Contudo, como observamos pelo simples sarar natural de uma ferida, o  melhor e mais poderoso medicamento já existe em nós…

RESTA-NOS APRENDER A UTILIZAR ESTE RECURSO, ASSUMINDO, TAMBÉM, A RESPONSABILIDADE PELA PRÓPRIA SAÚDE…

- NO CONTEÚDO DO CURSO DE REIKI ENSINAM-SE TÉCNICAS DE PROTEÇÃO ENERGÉTICA...


Já pensou que todos os dias, a todas as horas, passam através do seu corpo físico inúmeras ondas energéticas e electromagnéticas provenientes de: antenas, telefones, monitor de computador, rádio, televisão, microondas, lâmpadas e de outros aparelhos electromagnéticos, mais ou menos sofisticados?

 Já pensou como o nosso corpo cria e responde aos campos eléctricos, magnéticos e electromagnéticos incluindo como reage à energia da luz, do som, calor, químicos, pressão, gravidade e outros?

Já pensou que existem energias nocivas susceptíveis de o afetar, emitidas por falhas geológicas, material em decomposição ou por lençóis de água submersos?

Já pensou no que os seus padrões internos de sentimentos e emoções, medo, mágoa, raiva, impaciência, ansiedade, melancolia, ciúmes, agressividade, insegurança, teimosia, rancor, ódio, orgulho podem fazer ao seu corpo físico, mental e emocional? Todos os traumas e pensamentos negativos recorrentes tendem a transformar-se em doenças físicas, ou seja, podem ser somatizados no seu corpo físico…

Mesmo os grandes cientistas como Albert Einstein tinham grandes dificuldades em compreender a natureza de energia e como as suas várias formas se interrelacionam.
E você, como se sente? Pois é, amigos, vale mesmo a pena refletir!

- QUE TAL TENTAR DESLIGAR A ENERGIA DO REIKI?

«Em si mesmo, o Reiki não é nenhuma técnica. Depois da iniciação no primeiro grau, A ENERGIA FLUI POR SI MESMA, sem a nossa contribuição. Quando me perguntam se temos de ligar a força do Reiki como um rádio antes de usá-la, muitas vezes eu respondo com uma resposta em forma de pergunta: QUE TAL TENTAR DESLIGAR A FORÇA DO REIKI??
Portanto: O REIKI FLUI SEMPRE, INDEPENDENTEMENTE DA NOSSA VONTADE. Mas flui melhor quando queremos que flua. E é nisso que nos ajudam as técnicas do primeiro, segundo e terceiros graus de reiki. Quanto mais intensamente nos concentramos – e isso vale para tudo o que fazemos na nossa vida – tanto melhor é o resultado também aqui.»
Frank Petter

- ESTÁ INTERESSADO EM FAZER UM CURSO DE REIKI? O QUE DEVE TER EM CONTA ANTES DE INGRESSAR NUM CURSO:

- PRIMEIRO: SENTIR O INTERESSE, O APELO, A VONTADE DE EFECTUAR UM CURSO DE INICIAÇÃO EM REIKI.
O interesse pelo Reiki requer coragem, dedicação e comprometimento. Os Reikianos ainda têm, não raras vezes, de confrontar-se com espíritos mais cépticos (e atrevo-me a dizer, em regra, muito pouco esclarecidos…), sobre os efeitos de uma terapia de Reiki.
Contudo, nem o cepticismo mais extremo consegue bloquear a energia de cura do Reiki.
"É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito ." (Albert Einstein)

- SEGUNDO: A ESCOLHA DE UM MESTRE E SISTEMA DE REIKI
A Associação Portuguesa de Reiki (http://associacaoportuguesadereiki.com/reiki/como-escolher-um-mestreescola.html) criou um documento “Como escolher um Mestre / Escola de Reiki” (para o esclarecimento e auxílio aos futuros alunos de Reiki), para o qual, remeto e que vai, certamente facilitar a sua escolha.
Existe uma IMENSA VARIEDADE DE SISTEMAS DE REIKI, por isso, pode sentir-se algo desorientado e confuso no momento da escolha, pelo que, é importante que possa falar com alguém que a oriente.
Antes de consumar a sua opção, faça uma pesquisa e procure conhecer a qualidade do  trabalho que o Mestre vem desenvolvendo (tente falar com reikianos iniciados por esse Professor-Mestre, este é um óptimo critério para a escolha de um Mestre de Reiki), quantos anos de prática possui, quem foi o seu Mestre, etc.
Depois, vá até ele. Peça para falar com ele. Coloque-lhe as suas dúvidas.
SINTA-O. USE A SUA INTUIÇÃO, OUÇA-A.
É MUITO IMPORTANTE QUE HAJA EMPATIA ENTRE SI E O SEU PROFESSOR-MESTRE.
Não tenha medo de colocar todas questões ao seu futuro Mestre, incluindo o preço e a carga horária do curso.
Averigúe da sua disponibilidade para esclarecer as suas dúvidas após o curso.

O verdadeiro Mestre, não é aquele que tem mais conhecimentos,

O VERDADEIRO MESTRE É AQUELE QUE TEM CAPACIDADE DE TRANSMITIR OS SEUS CONHECIMENTOS.

A TAREFA DE UM PROF.MESTRE DE REIKI É ENSINAR REIKI. UM MESTRE DEVE CONCENTRAR-SE OBJECTIVA E CLARAMENTE NA SIMPLICIDADE DO REIKI, NADA MAIS.

O Reiki é, para mim, uma verdadeira bênção…

- "Reiki, é a Arte secreta de convidar a Felicidade." [Mikao Usui]

- O REIKI NÃO SE APRENDE NOS LIVROS…


Já encontrei pessoas que dizem ter aprendido a fazer Reiki nos livros.
Eu sorrio...
Não duvido que tenham aprendido muitas técnicas, princípios, ensinamentos e até símbolos, mas, lamento dizer-vos que nada sabem de Reiki…
Pois, nenhum livro por mais ou menos completo que seja, oferece os benefícios que um curso de Reiki proporciona, pela simples razão que UM LIVRO NÃO LHE CONFERE A ENERGIA REIKI QUE O CAPACITA PARA SER UM CANAL DE CURA.
Para que essa transformação aconteça, é necessário que você seja, adequadamente, sintonizado por um Mestre de Reiki habilitado.
São as sintonizações feitas por um Mestre de Reiki que lhe conferem a habilidade de canalizar a energia REIKI num limiar abaixo do nível da intenção consciente.
Só então, percepcionamos a sensação de estar em harmonia com a vida, que é acentuada por meio dessas sintonizações para que a mente consciente veja.
Só então, a alma assimila a lição de que essa harmonia com a energia vital universal é natural e ao mesmo tempo constante…
Constante, porque NÃO SE PODE DESLIGAR A ENERGIA REIKI…(quem é Reikiano, já experimentou desligar a energia Reiki??)
Após fazer um curso de REIKI, OUÇA AS SUAS MÃOS.
A ENERGIA QUE FLUI ATRAVÉS DELAS ENSINAR-LHE-Á TUDO O QUE PRECISA SABER.
Aceitem um afetuoso abraço!

- EXEMPLOS DE DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS COM O REIKI



O REIKI ajuda no alívio de várias doenças e sintomas, tais como:

- asma;
- benefícios no pré e pós operatório,
- cancro;
- depressão e até bipolaridade;
- diabetes;
- doenças cardíacas (pressão arterial alta ou baixa)
- doenças dermatológicas;
- dores de cabeça ou outras (alívio e tratamento);
- esclerose; arterioesclerose;
- falta de memória;
- fibromialgia;
- impotência;
- problemas de coluna,
- melhora a qualidade do sono;
-minimiza os efeitos de medicamentação agressiva;
- em caso de cirurgias diminui o tempo de recuperação em caso de doença;
- Cria um relaxamento profundo e reduz o stress;
- acalma o sistema nervoso;
- acelera a cicatrização de feridas e costuras cirúrgicas;
 - promove o bem-estar;
 - elimina toxinas (“desincha”);
- fortalece o sistema imunitário;
- nas crianças actua no tratamento da síndrome do transtorno do déficit de atenção  e do transtorno do déficit de atenção hiperactiva, diminuindo esta hiperactividade.

- na adolescência auxilia na fase de transição da infância/adolescência elevando a auto-estima reduzindo danos com a auto afirmação e a agressividade provocada pelos conflitos internos do adolescente, favorecendo uma relação de interactividade consigo e com o meio e melhora a relação familiar.
Entre outros…

- EFEITOS DO REIKI E CAMPOS EM QUE ATUA NO SER HUMANO, ANIMAIS, PLANTAS E LIMPEZA ENERGÉTICA DE AMBIENTES

- O “REIKI” actua em diversos níveis, equilibrando a energia do paciente, e pode ser usado para curar qualquer mal-estar físico, emocional, mental ou espiritual.

EFEITOS:

Físico: doenças e dores manifestas;
Emocional: aquilo que a pessoa sente;
Mental: aquilo que a pessoa pensa;
Espiritual: capacidade de se amar a si mesmo e aos outros.

- Ao nível físico, o REIKI pode ser aplicado no tratamento das mais diversas doenças, desde uma simples dor de cabeça, ou dor de estômago, cicatrização de uma ferida até às doenças graves, como o cancro.

- O REIKI também melhora os resultados dos tratamentos médicos, potenciando os efeitos dos medicamentos, diminuindo os efeitos secundários dos tratamentos e, as dores, o mal-estar e o stress causado pela doença e acelerando a cura.

- O REIKI ajuda a eliminar ou reduzir a ansiedade, depressão, angústia, cansaço físico e mental, stress, sentimentos de culpa, medo, dúvidas, insegurança, raiva, ressentimentos, confusão mental ou dispersão.

- O REIKI melhora a vivacidade e a clareza mental, concentração, memória, produtividade, auto-confiança.

- Aumenta a paz interior e o relaxamento, vitalizando o corpo e a mente.

- Além de aplicado a seres humanos, o REIKI também pode ser aplicado a animais, plantas, alimentos e remédios.

- Pode ser utilizado para energizar cristais e para limpar locais com energias mais densas e carregadas, entre outras coisas.


- OS PRESSUPOSTOS DO REIKI



OS PRESSUPOSTOS DO REIKI:
- O REIKI parte de pressupostos que levam a olhar o Homem de uma perspectiva holística, ou seja, um olhar para o Homem como um todo, um Ser com corpo, mente, emoções, essência e uma construção energética - é um método de tratamento holístico (holos vem do grego e significa “todo”) visando, não só o corpo físico mas também, a mente.

- Em resumo, podemos encarar o REIKI como uma prática terapêutica, complementar, com uma filosofia de vida reflectida pelos seus cinco princípios.

OS CINCO PRINCÍPIOS DE REIKI 
Só por hoje, não me irrito.
Só por hoje, não me preocupo.
Só por hoje, expresso a minha gratidão.
Só por hoje, trabalho com dedicação.
Só por hoje, sou gentil com os outros.

- O REIKI é um tratamento energético e não deve interferir no tratamento médico que precisa ser mantido e respeitado.



- ENERGIA VERSUS REIKI

REIKI/ENERGIA

- A teoria fundamental do REIKI é que todo mundo possui energia de vida, ou "ki", fluindo no corpo.
- É a mesma energia vital que na medicina chinesa é chamada de "qi" ou "chi".
- A doença surge quando o ki é bloqueado por pensamentos ou sentimentos negativos.
- O nosso corpo é constantemente percorrido por energia vital.
- Ao fluir pelo corpo de forma equilibrada, ela nutre as nossas células e órgãos, promovendo o nosso bem-estar a todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual.
- A energia vital está em tudo o que vive e a quantidade existente é ilimitada. Ao captá-la e transmiti-la, as carências físicas, mentais e espirituais serão reduzidas.
- O REIKI é uma forma de captar esta energia o que permite que as funções vitais normais, respiratória, circulatória, digestiva, etc, se recuperem, reequilibrando o organismo, purificando, desbloqueando emoções, reforçando e restabelecendo a energia no corpo, com o objectivo de proporcionar paz, bem-estar e equilíbrio.
- Quando existe um bloqueio na circulação dessa energia no nosso corpo, o mesmo enfraquece proporcionando desordens físicas e mentais. Quando este fluxo é fraco, o nosso físico fica debilitado.
- Doenças, tensão, stress, sentimentos e pensamentos negativos, as inúmeras situações desagradáveis, pelas quais, passamos ao longo da vida, originam “acúmulos” e bloqueios energéticos, que dificultam a circulação da energia vital pelo nosso corpo.
- Sempre que sofremos uma redução de energia vital ou a sua circulação é afectada pelos bloqueios energéticos, o corpo enfraquece, fica debilitado, perde vitalidade e podem aparecer as mais diversas doenças e desordens físicas, emocionais ou mentais.
- Num tratamento, o terapeuta transmite energia REIKI ao paciente. O REIKI actua no corpo do paciente de acordo com as suas necessidades específicas. Ao fluir através das zonas afectadas, remove os bloqueios e restabelece o fluxo normal da energia vital, curando os órgãos danificados.
- Desse modo, o REIKI limpa, reforça e restabelece os circuitos normais da energia, equilibrando e vitalizando o paciente, permitindo que a força vital circule de novo e desempenhe o seu papel de protecção e nutrição do organismo.

- Qualquer ser humano pode experimentar REIKI.
- Qualquer ser humano, com ou sem instrução, pode aprender a técnica do REIKI.



- O que é o Reiki

O QUE É O REIKI?

Esta é a história do Mestre Mikao Usui, o fundador do Usui Reiki Ryoho, que significa Sistema de Cura Natural Usui Reiki.
- É uma terapia energética de cura através da imposição das mãos, que foi redescoberta, em 1922, no Japão, pelo mestre Mikao usui.
- O REIKI foi trazido para o ocidente no século xx, através de uma descendente de japoneses, nascida no hawai, de nome Hawayo Takata.
- O REIKI é uma terapia alternativa japonesa, energética, que promove a saúde
e trata doenças.
- Ao contrário de outras terapias, o REIKI não actua só nos sintomas, mas actua nas causas que estão na origem do problema. Dessa forma, evita que a mesma doença reapareça mais tarde.
- O REIKI é somente a aplicação de energia através das mãos.
- Um tratamento de REIKI não inclui a utilização de quaisquer outras terapêuticas ou modalidades (como massagens, reflexologia, acupunctura e cumpressão, entre outras).


O QUE SIGNIFICAM OS KANJIS – SIGNIFICADO DE «REI-KI»

- Energia Universal (Rei = Universal, Ki = energia)
- REIKI é uma palavra japonesa que significa “energia vital universal”.
- “Rei” significa universal.
- “Ki” é a energia vital, que dá vida a todas coisas, também conhecida pelos hindus por prana, pelos chineses por chi, pelos japoneses por Ki etc.
- O REIKI não é uma religião, nem é uma crença.
- O REIKI actua independentemente das suas convicções religiosas ou outras.

Seguidores